Revista Inovação destaca pesquisas vencedoras do Prêmio Fapema 2023
48ª edição da Revista Inovação, produzida pelo Núcleo de Difusão Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) já está disponível para acesso no endereço https://revista.fapema.br/.
A nona edição no formato totalmente digital, conta com reportagens jornalísticas, em formato multimídia, distribuídas nas editorias Especial, Biologia, Saúde, Humanas, Exatas, Sociais Aplicadas, Sábias Palavras e Letras, além de entrevista, carrossel de fotos na editoria Fotosíntese e sugestões de leitura na Estante. As matérias destacam projetos vencedores da 18ª edição do Prêmio FAPEMA -Bicentenário Gonçalves Dias e que foram agraciados com troféus, diploma e gratificação pecuniária na solenidade realizada em janeiro deste ano.
O presidente da Fapema, Nordman Wall, convida toda a sociedade a navegar pela edição. “É fundamental promovermos essa difusão científica a toda sociedade, por meio do jornalismo científico com uma linguagem mais próxima do dia a dia”, ressaltou. “Além de darmos visibilidade mundial, pela internet, aos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores, estamos prestando contas à sociedade”, frisou.
O editor da revista, jornalista Cláudio Moraes, celebrou o lançamento da 10ª edição sob a sua responsabilidade. “São muitos desafios para colocarmos a revista em circulação, mas o sentimento é de cumprimento de um dever”, ressaltou. “Estamos dando oportunidade aos gestores públicos de conhecerem pesquisas importantíssimas para o Maranhão, de forma que possam se aproximar da Academia e adotar os resultados desses trabalhos como diretrizes na elaboração de políticas públicas”, avaliou.
A edição tem como destaque reportagem sobre o desenvolvimento de inteligência artificial por pesquisadores maranhenses para a identificação de gás natural, fruto da dissertação de mestrado de Domingos Júnior (da Universidade Federal do Maranhão/UFMA) e pesquisa vencedora do Prêmio Fapema 2023, na área Ciências Exatas e Engenharias. Na mesma área, reportagem abordam pesquisas maranhenses que contribuem para o diagnóstico de doenças cardiovasculares e hepáticas.
A inovação tecnológica está presente, de forma ampla, nas investigações dos cientistas maranhenses, a exemplo do é reportado nas matérias jornalísticas sobre o controle do carrapato bovino, nanopartículas no combate à cárie, potencial antibacteriano do extrato do bacurizeiro, combate à Leishmaniose com substâncias extraídas da canela, melhoria do cultivo do milho e agregação de valor a produtos agrícolas.
A busca pela melhoria da qualidade de vida de pequenos produtores, mediante a influência na formulação de políticas públicas, é uma das metas das pesquisas realizadas na Baixada Maranhense e que investigam o conhecimento tradicional de pescadores artesanais, a preservação e uso de espécies vegetais e aspectos que podem melhorar o cultivo do sururu na região.
Há também reportagens sobre pesquisas com foco no ser humano, na inclusão, no respeito à diversidade e na ética, como a investigação sobre a representatividade negra na mídia e nos livros, o trabalho da Casa da Mulher Brasileira em São Luís, o distanciamento da psicanálise no atendimento clínico de autistas e a cultura ética no serviço público.
No âmbito histórico, a 48ª edição da Revista Inovação brinda o leitor com conteúdo jornalístico sobre pesquisas que abordam a atuação dos juízes do povo na política ludovicense no século XVIII e sobre os personagens da literata Maria Firmina dos Reis.
Matérias que também conquistaram destaque na capa da revista abordam estudos relativos à educação. Trata-se de avaliação de aplicativo utilizado no aprendizado de idiomas no âmbito do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA) e sobre a criação de um aplicativo móvel, por pesquisador da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), para o ensino de histologia básica.
A edição apresenta, ainda, pesquisa que identifica limitações em questionários que avaliam o nível de atividade física, além de estudo inédito sobre os morcegos. Tal estudo conta com orientação da professora Claudene Barros (UEMA), que conquistou o Prêmio Fapema 2023, na categoria Pesquisador Sênior, juntamente com Samuel Filgueiras (do Instituto Federal do Maranhão/IFMA), Paulo Roberto Barbosa Ramos (UFMA) Soraia Carvalho Souza (UFMA) e Ana Lúcia Fernandes Pereira (UFMA. A trajetória desses cientistas pode ser apreciada em cinco reportagens.
Na editoria Fotosíntese é apresentado um caleidoscópio de fotos sobre a cerimônia do Prêmio Fapema 2023, que também é pauta da segunda matéria especial desta edição. Na Estante, o leitor tem à disposição a resenha de quatro obras, lançadas com apoio do Governo do Maranhão, advindas das mãos de Walquíria Martins, Cristiane Tolomei, Emanoel Moura, Adelino Valente Filho, Jocelino Melo e José Cloves Saraiva.
A edição apresenta, ainda, entrevista, em vídeo, com a pesquisadora Susilena Arouche Costa (UFMA ) sobre o seu estudo sobre fatores de risco associados a doenças bucais crônicas e que rendeu a conquista do Prêmio Fapema 2023, na categoria Tese de Doutorado – área Ciências da Saúde.
Por fim, os leitores são brindados com a matéria “Informar para preservar” que aborda reportagem de Rafael Cardoso Souza (do portal G1/MA) premiada na categoria Jornalismo Científico, em que cumpriu, de forma consistente, com a sua missão, ao alertar para o desmatamento da Amazônia maranhense.
Fonte: FAPEMA