falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

Projeto da turma de Direito da Ueap proporciona momentos de alegria e aprendizado em abrigos de Macapá (AP) - Consecti

Projeto da turma de Direito da Ueap proporciona momentos de alegria e aprendizado em abrigos de Macapá (AP) - Consecti

Giro nos estados
14 fevereiro 2025

Projeto da turma de Direito da Ueap proporciona momentos de alegria e aprendizado em abrigos de Macapá (AP)

Com o objetivo de aproximar os alunos da vivência prática do Direito, especialmente no contexto de políticas públicas voltadas para crianças em situação de vulnerabilidade social, o curso de Direito da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) criou a Unidade Curricular de Extensão (Ucex), “Casa de acolhimento: local de desenvolvimento e exercício da cidadania”.

A iniciativa, que envolve alunos e professores do curso, realizou atividades especiais no abrigo Ciã Katuá e Marluza Araújo, localizados em Macapá. A Ucex é coordenada pelos professores do bacharelado de Direito, Pablo Lessa e Isadora Cantuária.

“Dentro desses encontros, os alunos têm o primeiro contato com o público infantil e veem a vivência do Direito na prática. As visitas em abrigos como o Ciã Katuá são gratificantes e o projeto continua por mais 12 meses, mostrando aos alunos a importância do direito ao afeto, à educação e ao lazer das crianças”, declarou o professor Pablo Lessa.

Alunos da Ueap integraram ação no Abrigo Ciã Katuá, em Macapá
Alunos da Ueap integraram ação no Abrigo Ciã Katuá, em Macapá
Foto: Ueap/Arquivo

Um dos abrigos a serem contemplados pela ação, o Abrigo Casa Lar Ciã Katuá, é mantido pela Fundação Socioeducativa do Estado do Amapá (FSA), antiga Fcria, e tem como objetivo acolher crianças cujos direitos à convivência familiar e comunitária, estejam ameaçados de violação ou violados. Auriane Barbosa, gerente da casa de apoio, acredita ser muito importante esses vínculos criados com as crianças acolhidas.

Auriane Barbosa
Auriane Barbosa
Foto: Luan Rodrigues/Ueap

“Essas ações são importantes porque as crianças, que passam a maior parte do tempo dentro de casa, têm a oportunidade de se divertir e interagir. Elas vêm para cá em situações de risco e ficam até que o juiz determine o desacolhimento”, explicou a servidora.

Os alunos da Ueap, por sua vez, puderam ver na prática a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Letícia Vilhena, uma das participantes, integrou diversas dinâmicas com as crianças e acredita que vai levar essa experiência tanto para sua caminhada acadêmica e profissional quanto para sua vida pessoal.

Letícia Vilhena (centro)
Letícia Vilhena (centro)
Foto: Luan Rodrigues/Ueap

“Aprendemos a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente na prática e vimos que, apesar das dificuldades, as crianças conseguem brincar e se divertir, o que é importante tanto para elas quanto para nós”, ressaltou a estudante.

O projeto da turma de Direito da Ueap continuará até o fim do ano, levando atividades educativas, recreativas para as crianças de abrigos da região e de aprendizado jurídico para os estudantes. Ainda estão sendo planejadas também rodas de conversa e palestras, todas abordando a temática central da Ucex.

A iniciativa tem se mostrado uma valiosa oportunidade de aprendizado tanto para os alunos quanto para as crianças, promovendo a democratização do conhecimento e o fortalecimento dos laços comunitários.

Estudantes se divertiram com as crianças acolhidas
Estudantes se divertiram com as crianças acolhidas
Foto: Ueap/Arquivo

Fonte: Notícias do Estado do Amapá