falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

Vice-governador participa da inauguração de biodigestor na Escola do Futuro de Valparaíso(GO) - Consecti

Vice-governador participa da inauguração de biodigestor na Escola do Futuro de Valparaíso(GO) - Consecti

Giro nos estados
06 março 2025

Vice-governador participa da inauguração de biodigestor na Escola do Futuro de Valparaíso(GO)

O vice-governador Daniel Vilela participou, nesta quinta-feira (27/2), em Valparaíso, da inauguração do biodigestor autônomo doado pela Embaixada de Israel, por meio de parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Utilizado na Escola do Futuro de Goiás, na cidade do Entorno do Distrito Federal, a tecnologia israelense permite transformar lixo orgânico em uma fonte de biocombustível usado na preparação das refeições de alunos e servidores da unidade. Além de gerar economia com gás de cozinha e sustentabilidade, a ação auxilia no aprendizado dos alunos da unidade.

“Nosso governo institui ações relevantes para a redução de resíduos e de emissões de carbono, e para a geração de energia limpa e renovável, como implantação de teto solar, recarga para veículos elétricos, árvores solares, teto verde e hortas verticais, entre outras”, explicou o vice-governador Daniel Vilela. “A partir dos resultados obtidos, replicaremos este projeto em outras Escolas do Futuro”, complementou.

O vice-governador participou do evento de inauguração, juntamente com o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto. “Isso faz parte de um projeto mais amplo, que é o Projeto Oásis, para tornar as escolas sustentáveis. Então vai ter energia mais eficiente, a escola vai ser mais verde, menos quente, mais úmida e faz parte também do movimento de formar nossos jovens em tecnologia”, explicou o secretário José Frederico.

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, ressaltou a importância de se ter gestores públicos preocupados com o meio ambiente e com o futuro dos jovens, como ocorre em Goiás. “Escola junto com o governo é a possibilidade de contribuir para o ensino sobre o meio ambiente e a preservação da natureza. Temos que olhar para o futuro. Para outros gestores públicos, pode parecer simples, mas existem muita experiência, pesquisa, e desenvolvimento por atrás disso”, explicou.

Equipamento

O biodigestor é ativado com a colocação dos resíduos orgânicos em seu interior (sobras de comida, vegetais, casca de ovos, esterco de animais de estimação ou do campo). Dentro do equipamento, ocorre a decomposição na ausência de oxigênio. Bactérias especiais quebram a matéria orgânica, produzindo biogás e um fertilizante líquido rico em nutrientes chamado biofertilizante. Como resultado, o biogás produzido pode ser usado para cozinhar, aquecer a água ou gerar eletricidade, dependendo da configuração do sistema. O biofertilizante é uma fonte de nutrientes para jardins e hortas.

Fonte: SECTI GO