falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

As propostas de conectividade dos candidatos a prefeito de São Paulo - Consecti

As propostas de conectividade dos candidatos a prefeito de São Paulo - Consecti

Giro nos estados
23 agosto 2024

As propostas de conectividade dos candidatos a prefeito de São Paulo

A campanha eleitoral municipal já começou nas capitais brasileiras e entre os candidatos  a prefeito de São Paulo, o tema da conectividade ganhou relevância. TELETIME conferiu os programas de governo dos cinco principais candidatos à prefeitura da capital paulista, para saber o que o futuro gestor, ou futura gestora, pretende fazer nessa área em uma das maiores cidades do mundo.

O atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), que concorre à reeleição, diz que caso seja reeleito para um novo mandato, pretende construir e reformar escolas e Centros Educacionais Unificados (CEUs) com equipamentos nas salas de aula com acesso às tecnologias e promete ampliar o sinal de Internet dos atuais 30 Mbps para 100 Mbps.

Nunes também diz que pretende digitalizar os mais de 600 serviços e a oferta de 1.300 cartas de serviços no portal da prefeitura, permitindo a solicitação e acompanhamento de serviços de forma online.

Ele diz que durante a sua gestão, inaugurou novos telecentros e expandiu o programa WiFi Livre SP, o que reforçou a inclusão digital, proporcionando acesso à Internet e capacitação tecnológica para a população, especialmente em áreas mais vulneráveis. A expansão do projeto WiFi Livre SP também está prevista no programa de Nunes.

Ainda está na proposta de governo do atual prefeito a promessa de modernização da infraestrutura da cidade, com a implementação de projetos com Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA), com o objetivo de criar uma rede inteligente que abrange áreas como educação, segurança, governo e mobilidade urbana.

Guilherme Boulos

O candidato do PSOL apresenta propostas pautadas em governo digital. Boulos pretende, se eleito, implementar uma política de desburocratização, com a digitalização de processos e serviços, como os de saúde. Ele pretende oferecer serviços públicos nos formatos online e presencial, promovendo a inclusão e o letramento digital.

Boulos também pretende expandir e melhorar a qualidade dos pontos de Wi-Fi públicos na cidade e os serviços de atendimento ao cidadão que já promovem letramento digital, como o Descomplica SP.

Tabata Amaral

A candidata do PSB, Tabata Amaral, diz que levará, se eleita, Internet de alta velocidade para as periferias da cidade, implementando uma rede de conectividade nas áreas periféricas de São Paulo, utilizando uma combinação de tecnologias, como fibra óptica e satélite, para garantir cobertura da população sem acesso – e mobilizando investimentos do setor privado.

Amaral também diz que ampliará os investimentos em infraestrutura e tecnologia, assegurando que todas as escolas tenham acesso a tecnologias avançadas e infraestrutura de Internet de alta velocidade, para apoiar práticas pedagógicas inovadoras e gestão eficiente.

Pablo Marçal

Candidato do PRTB, Pablo Marçal promete que, se eleito prefeito de São Paulo,  aumentará a acessibilidade digital de gestores e professores, com a capacitação desses profissionais para o melhor aproveitamento de ferramentas digitais e tecnológicas.

Ele diz que fará investiremos em conteúdos, equipamentos e acesso à Internet de qualidade, por meio de parcerias com o setor privado e organizações.

Marçal também diz que pretende transformar a capital paulista em uma “Smart City”, implementando tecnologias avançadas como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI), Big Data, Computação em Nuvem e Blockchain. “Essas inovações permitirão uma gestão otimizada dos recursos urbanos, melhorando a qualidade dos serviços públicos, como transporte, segurança, saúde e educação”, diz o candidato.

Datena

O candidato da Federação PSDB e Cidadania, José Luiz Datena, apresentou em suas diretrizes, caso seja eleito para prefeito de São Paulo, uma ampla política de conectividade das escolas. Segundo o apresentador, todas as escolas da cidade deverão estar conectadas a Internet de banda larga, com computadores disponíveis para os alunos, assim como bibliotecas e laboratórios de ciências bem equipados.

Datena também promete que, se eleito, a exclusão digital será combatida por meio da expansão de redes públicas de acesso à Internet em alta velocidade, em especial em praças, parques e demais espaços públicos.